O que é esta Hepatite de que tanto se fala?

O que é esta Hepatite de que tanto se fala?

hepatite

O que é a Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado, que faz com que este órgão não consiga desempenhar bem as suas funções digestivas e depurativas de substâncias no nosso corpo. Essa inflamação pode ser aguda ou crónica.

Causas

As causas mais comuns de hepatite nas crianças são as infeções virais, podendo haver outras causas. Contudo, nos países desenvolvidos a hepatite é uma pouco frequente em idade pediátrica.

Os vírus que mais frequentemente causam hepatite são os vírus da hepatite A, B, C, D e E. No

entanto, muitos outros vírus, responsáveis frequentemente por sintomas respiratórios ou gastrointestinais, podem causar inflamação ligeira e transitória do fígado.

Em Portugal, graças à vacinação universal para o vírus da hepatite B e ao rastreio sistemático das grávidas, praticamente não se registam casos de hepatite B e C em idade pediátrica. As hepatites A e E também são muito raras devido à melhoria das condições sanitárias, uma vez que o vírus se transmite através de água ou alimentos contaminados.

Existe uma vacina eficaz contra a hepatite A, que está indicada em situações particulares, por exemplo no caso de viagens para zonas onde esta hepatite é muito frequente.

Mais raramente a hepatite pode ser causada por medicamentos, substâncias tóxicas, ou doenças autoimunes ou metabólicas.

Sintomas

Muitas vezes a criança com hepatite não apresenta sintomas. Quando estes estão presentes, as manifestações mais típicas são: icterícia (cor amarela da pele e dos olhos), urina escura, dor abdominal, náuseas, vómitos e cansaço. Durante a observação da criança pode notar-se um aumento do volume do fígado.

Diagnóstico

Nas crianças com sintomas o diagnóstico faz-se através de análises ao sangue para avaliar os níveis das transaminases (enzimas do fígado). Para saber a causa dessa inflamação é necessário fazer uma investigação mais completa, dirigida às causas mais prováveis.

Tratamento

O tratamento depende da gravidade dos sintomas e da causa. Na maioria dos casos de hepatite aguda associada a infeções virais não é necessário qualquer tratamento específico, apenas o controlo dos sintomas associados à infeção. No caso das hepatites poderão ter tratamento específico e deverão ser acompanhadas por médicos especialistas.

Prognóstico

A maioria das crianças com hepatite aguda recupera espontânea e totalmente em 3 meses. É necessário manter vigilância para repetir as análises até à recuperação. Nas crianças em que estas alterações persistem, está indicada a observação em Consulta de Gastroenterologia ou Hepatologia Pediátricas.

Uma minoria, poderá ter sintomas mais graves, com necessidade de internamento hospitalar, e tratamento mais diferenciado. São muito raros os casos que evoluem para falência hepática com necessidade de transplante de fígado.

O que sabemos até agora sobre a hepatite aguda de origem desconhecida em idade pediátrica?

A 15 de abril de 2022 a Organização Mundial de Saúde lançou um alerta sobre o aumento do número de casos de hepatite aguda grave em crianças saudáveis. Até ao momento, o maior número de casos ocorreu na Europa, sobretudo no Reino Unido e foi mais frequente entre os 3 e os 5 anos de idade. A causa desta hepatite é ainda desconhecida, os sintomas são os anteriormente descritos e mais de 90% das crianças recuperou espontaneamente.

Está a decorrer uma investigação extensa para identificar a etiologia desta hepatite, entre a qual se encontra a hipótese infeciosa. A deteção de um tipo específico de adenovírus, documentada em vários casos, está a ser considerada como a mais provável, embora possa refletir apenas a coincidência com a taxa de prevalência atual desta infeção, tal como para SARS-CoV-2, também identificado em algumas crianças.

Não existem até ao momento casos confirmados em Portugal.

Em caso de dúvidas, consulte o seu Médico.

Laura Martins

Pediatra na Clinica Crescendo

Texto elaborado a 02/05/2022

Referências Bibliográficas:

  • Hepatite aguda de origem desconhecida em idade pediátrica, Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho Hepatite aguda de origem desconhecida em idade pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatra a 26.04.2022
  • Hepatite em idade Pediátrica, Texto elaborado para o Portal Criança e Família – SPP, 30 abril 2022

Contacte-nos em https://clinicacrescendo.com