A Importância da amamentação

A Importância da amamentação

O Leite Materno é um alimento vivo, nutricionalmente completo e natural e de grande complexidade biológica, adequado a quase todos os recém-nascidos, (salvo raras excepções) promovendo um crescimento e desenvolvimento harmoniosos.

As vantagens do Aleitamento Materno são inúmeras e incontestáveis existindo um consenso mundial de que a sua prática exclusiva é a melhor maneira de alimentar os bebés até aos 6 meses de vida.

O Leite Materno é o melhor alimento para o recém-nascido e latente, não só pelas suas vantagens nutricionais (composição adequada, melhor digestibilidade) mas também por muitos outros benefícios atribuídos à presença de substâncias protectoras que promovem um melhor desenvolvimento cognitivo, menor incidência e/ou gravidade de infecções, assim como uma melhor resposta à vacinação (apresentam sintomas leves após a inoculação).

O leite materno confere também protecção a algumas alergias, entre as quais a dermatite atópica, a asma brônquica e a alergia às proteínas do leite de vaca.

As vantagens para a mãe no aleitamento materno passam pela recuperação rápida do corpo da mãe após o parto, uma recuperação no tamanho do útero, (reduzindo o risco de hemorragia e adiando o aparecimento da menstruação) e contribui para uma menor incidência patologias no futuro, tais como o cancro da mama e do ovário, osteoporose, diabetes tipo 2 e artrite reumatóide.

Para além de todas estas vantagens, o leite materno constitui o método mais barato e seguro de alimentar os bebés. Para além de promover uma melhoria da qualidade de vida da mãe, o aleitamento materno permite também poupar tempo e recursos, é barato e prático.

A amamentação é, por norma, um processo instintivo e simples; porém a existência de dúvidas, inseguranças e possíveis dificuldades em amamentar (ingurgitação mamária, diminuição da produção de leite, mastite, mamilos gretados, pouco leite e o regresso ao trabalho), transforma-o num desafio muitas vezes acompanhado de ansiedade e receios.

Neste sentido, criámos a Consulta de Amamentação da Cínica Crescendo, onde pretendemos, através de intervenções bem delineadas, contribuir e facilitar o Aleitamento Materno permitindo à mãe sentir o prazer único que é amamentar.

 

Ana Malveira

Enfermeira

Clínica Crescendo

Contacte-nos em https://clinicacrescendo.com