Cólicas do bebé

Cólicas do bebé

Foto de Crescendo-Centro Materno-Infantil do Alentejo, Lda.

Cólicas do bebé

A primeira lição a aprender sobre as cólicas dos bebés é que não significam doença.
Manifestam-se geralmente por períodos de choro intermitente, agitação com movimentos de flexão das pernas sobre a barriga e são causadas por uma imaturidade intestinal.
Iniciam-se habitualmente na segunda ou terceira semana de vida sendo esta situação ultrapassada aos 3-4 meses (em raros casos pode prolongar-se mais tempo).Costumo dizer em tom de brincadeira que a boa noticia é que as cólicas passam aos 3-4 meses e a má notícia é que duram até lá!
Existem bebés que nunca sofreram de cólicas (pais sortudos!) e outros que tem períodos muito prolongados com cólicas, levando muitos pais ao desespero.


Existem algumas estratégias para alívio das cólicas tais como massagens na barriga e alguns medicamentos. Se notar que o seu bebé tem cólicas aconselhe-se com o seu pediatra. Ele irá certamente tranquilizar os pais e aconselhar a medicação mais apropriada para o bebé.
Se o choro do bebé for persistente ou houver sensação de mal estar do bebe (dificuldade em mamar, febre, obstipação…) deverá ser observado pelo pediatra.


Aos pais em desespero… respirem fundo e aproveitem o vosso bebé. As cólicas vão passar… mais mês, menos mês.

Laura Martins
Pediatra
Clinica Crescendo

Contacte-nos em https://clinicacrescendo.com