Coronavírus

Coronavírus

Coronavírus

Os coronavírus são uma família de vírus que causam múltiplas doenças desde uma constipação ligeira até patologias mais graves como o SARS. Recentemente, foi identificada na China uma nova estirpe em humanos: 2019-nCoV.

Os sintomas mais comuns de infeção incluem febre, tosse e falta de ar. Em casos mais graves pode causar pneumonia, insuficiência renal ou, mais raramente, morte.

Se uma pessoa que esteve na China 14 dias antes de começar a evidenciar estes sintomas, deve procurar assistência médica o mais precocemente possível. Atualmente, o período de incubação está estimado entre 2 a 11 dias.

Por outro lado, se os sintomas respiratórios forem ligeiros e não houver história de viagens para a China, deve ficar em casa resguardada.

Pessoas idosas ou com comorbilidades têm um risco acrescido de contrair a doença.

O contágio entre pessoas é possível, sobretudo se houver contacto próximo, como por exemplo em casa ou no ambiente de trabalho.

O vírus é transmitido através de gotículas, pelo que as medidas básicas para prevenir infeção passam por lavagem das mãos frequente com sabão ou uma solução à base de álcool e espirrar ou tossir para o cotovelo.

Deve evitar-se tocar nos olhos, nariz ou boca sem antes lavar as mãos.

Os antibióticos não têm efeito no tratamento desta infeção.

Atualmente, não há nenhuma vacina que previna a infecção.

Dra. Gabriela Botelho

Consulta Urgente

Clínica Crescendo

Fontes:

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/index.html

– https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses

Contacte-nos em https://clinicacrescendo.com