Alergia Respiratória na Infância: Cuidados a ter para evitar o problema
Alergia
A alergia é considerada uma resposta exagerada e anormal por parte do nosso organismo depois da exposição a um factor desencadeante. Normalmente este agente encontra-se presente no meio ambiente a que o doente está sujeito.
Alergia Respiratória
A alergia respiratória condiciona de forma importante a qualidade de vida e o rendimento laboral do adulto. Com as crianças a situação é igual. Muitas vezes a exposição a condições atmosféricas adversas podem desencadear crises de tosse persistente que dificultam o sono da criança e o rendimento escolar da mesma.
Sintomas
A rinite alérgica e a asma são problemas comuns na infância, os espirros, a comichão no nariz ou nos olhos, a rinorreia serosa (secrecção nasal clara), olheiras profundas, tosse nocturna ou mesmo pieira e dificuldade respiratória, são alguns dos sintomas que os pais/cuidadores devem estar atentos.
Alergénios
Por vezes no Outono a temperatura elevada e o tempo seco podem levar a uma maior exposição a alergénios do exterior. No mês de Setembro e Outubro os fungos encontram-se em concentrações mais elevadas. A Alternaria, o Cladosporium e o Aspergillus são alguns dos responsáveis pelas exacerbações de etiologia alérgica nesta altura do ano.
Também os ácaros são uma fonte importante de alergénios no ambiente domestico nos meses do Outono. A manutenção da casa e das roupas da cama limpas, com lavagem frequentes das mesmas com temperaturas elevadas ajudam a diminuir a exposição a estes agentes. È importante que os pais de crianças com alergias aos ácaros mantenham a casa arejada e a humidade do ar controlada.
Se suspeita que possa estar com alguma alergia fale connosco para que possamos tratar e prevenir as crises.
Imunoalergologista
Clínica Crescendo
Contacte-nos em https://clinicacrescendo.com