Sopro inocente na criança

Sopro inocente na criança

sopro cardíaco

O Sopro inocente

O sopro inocente é, por definição, um sopro num coração estruturalmente normal. Deve-se ao ruído produzido pelo sangue a passar nas câmaras cardíacas. Outros termos utilizados são sopro fisiológico, sopro vibratório ou musical (estes dois últimos relacionados com o timbre do sopro).

É mais frequente entre os 6 meses e os 8 anos, estando presente em 75% das crianças em idade escolar.

É natural que nem sempre se ouça, sendo mais audível nas situações em que o coração bate mais depressa (exercício, febre, choro, anemia).

O sopro fisiológico também é comum no recém-nascido, mas neste muitas vezes deve-se a uma adaptação da circulação, que é diferente dentro do útero e depois de nascer.

Apesar da maioria das situações ser benigna, resolver-se com o crescimento e não necessitar de qualquer tipo de tratamento, a avaliação destes bebés é mais urgente, implicando uma vigilância regular pelo cardiologista pediátrico.

Diagnóstico

O exame de eleição é o ecocardiograma. Os principais motivos para a sua realização são idade precoce (recém-nascidos, latentes e crianças até aos 2 anos), determinadas alterações na observação da criança notadas pelo médico assistente ou nas características do próprio sopro que sugiram um sopro patológico.

As malformações cardíacas mais graves dão sintomas muito precocemente (1º mês de vida) e as restantes, menos graves, quando afetam a função do coração, acabam por dar alguma sintomatologia (criança que se cansa e/ou fica azulado durante a amamentação ou durante o esforço físico, aumenta mal de peso).

Se o seu filho tem um crescimento normal, corre e brinca sem se cansar mais que as outras crianças, tem uma vigilância regular pelo médico assistente, o mais provável é ter um sopro inocente.

 

Se gostou deste artigo e gostava de receber mais informações úteis sobre saúde materno-infantil, faça gosto na nossa página do facebook e acompanhe as novidades.

 

Sónia Antunes

Pediatra

Clínica Crescendo

Contacte-nos em https://clinicacrescendo.com