Curso de Preparação para o Parto, Nascimento e Parentalidade

Preparação para o parto e maternidade Rita LAranjo

Rita Laranjo

Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica

Cédula Profissional: 86402

Curso de Preparação para o Parto, Nascimento e Parentalidade

 

O Curso de Preparação para o Parto, Nascimento e Parentalidade representa um tempo privilegiado de educação para a saúde durante a gravidez. Destina-se a ajudar a mulher/casal a entender o que irá suceder e é também uma oportunidade para a equipa de profissionais de saúde poderem capacitar a mulher/ casal a vivenciar a maternidade sem incertezas ou receios, tornando-a uma experiência positiva.

Dirige-se à grávida e acompanhante significativo, com início entre as 26 e as 28 semanas e realiza-se semanalmente em horário a combinar, de acordo com a conveniência dos participantes e dos profissionais de saúde.
Tem como principal objetivo capacitar os futuros pais para uma jornada única de gravidez e parentalidade, oferecendo informações práticas e emocionais:
- Promoção da saúde durante a gravidez: oferecendo orientações sobre os cuidados pré-natais, nutrição adequada, exercícios e práticas que contribuam para uma gestação saudável.
- Preparação emocional: abordando aspectos emocionais da gravidez, parto e parentalidade, oferecendo estratégias para lidar com o stress, ansiedade e promovendo um bom ambiente emocionalmente positivo.
- Conhecimento sobre intervenções: informando sobre procedimentos, opções de parto, métodos farmacológicos e não farmacológicos de alívio da dor e intervenções possíveis, permitindo que sejam feitas escolhas conscientes.
- Educação sobre o processo do parto: fornecendo conhecimento detalhado sobre as diferentes fases do trabalho de parto, técnicas de respiração e posicionamentos, ajudado a grávida/casal a sentir confiança.
- Cuidados no pós-parto e parentalidade: oferecendo informações sobre os primeiros dias após o nascimento, cuidados ao recém-nascido, amamentação e estratégias para lidar com as mudanças da dinâmica familiar.
- Promoção do vínculo familiar: destacando a importância da relação vinculativa desde o início, incentivando à participação ativa na jornada da parentalidade.

Ao abordar estes objetivos, o Curso busca capacitar a mulher/casal, promover uma experiência de parto positiva e preparar as famílias para os desafios e alegrias da parentalidade.

Conta também com um workshop de fisioterapia pélvica e uma consulta pré-natal.
O Curso é organizado e leccionado por uma Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO Rita Laranjo) e tem o apoio de uma equipa multidisciplinar – pediatras e fisioterapeutas especializadas em fisioterapia pélvica.

Cada aula é um convite à introspeção e à compreensão, oferecendo ferramentas valiosas para enfrentar os desafios da parentalidade, abordando temas desde a gravidez até ao pós-parto.

 

Programa do Curso de Preparação para o Parto, Nascimento e Parentalidade

1. Noções básicas da gravidez, abordagem psicológica e direitos da parentalidade
2. Vigilância pré-natal e alimentação saudável
3. O que levar para a maternidade e o que ter em casa
4. Desconfortos na gravidez, sinais e sintomas de alerta
5. Métodos farmacológico e não farmacológicos de alívio da dor
6. Trabalho de parto e parto
7. Criopreservação de células estaminais
8. Aleitamento materno: recomendações e mitos
9. Cuidados ao recém-nascido
10. Pós-parto