Eczema Atópico na Criança
Eczema Atópico na Criança
Calcula-se que cerca de 10% das crianças sofram de Eczema atópico, uma doença com inflamação e muita comichão na pele. Por mecanismos vários, a pele reage a estímulos diversos que os outros indivíduos suportam perfeitamente. Manifesta-se habitualmente nos primeiros meses de vida e mais raramente em adultos jovens mas pode também ocorrer no adulto.
Em cerca de 80% dos casos de eczema atópico, existem, ao longo da vida, asma e/ou rinite alérgica. A tendência para este tipo de doenças chama-se atopia.
Os atópicos têm a pele seca e áspera, em consequência de incapacidade para reter a água na camada superficial da epiderme devido a uma deficiente produção da sua gordura natural. Caracteristicamente sentem prurido (comichão) que agrava quando expostos ao calor e suor, pelo que se coçam muito. Como consequência deste facto as crianças manifestam muitas vezes perturbações do sono.
Eczema no bebé
Quando o eczema atópico se manifesta nos primeiros meses de vida do bebé é habitual localizar-se na testa e maçãs do rosto, na cabecinha e nas partes laterais dos braços e pernas. Nesta fase as lesões são manchas avermelhadas e ásperas, mas podem progredir em pequenas borbulhas com líquido, crostas e descamação.
A evolução é irregular, alternando períodos de agravamento e melhoria. A afecção pode regredir totalmente durante o segundo ano de vida ou prosseguir durante a infância, com características algo diferentes. Com o crescimento, a criança manifesta o eczema localizado sobretudo às dobras de pele- as grande pregas dos cotovelos, joelhos, pulsos, tornozelos, axilas e as pequenas pregas das pálpebras, lábios e orelhas. Frequentemente o eczema afecta as mãos e pés e , ocasionalmente, os mamilos.
A afecção tende a regredir mais cedo ou mais tarde até ao início da adolescência, mas alguns doentes permanecem com lesões durante muito mais tempo ou voltam a exibi-las na idade adulta.
Dada a incompetência da barreira de protecção da pele dos atópicos estes sofrem mais frequentemente infecções virais da pele (moluscos contagiosos, verrugas vulgares e herpes simples), infecções bacterianas (impétigo vulgar), e agravamento do eczema no contacto com detergentes, solventes e irritantes (por ex sabões, detergentes, alcool, acetona).
Deve haver cuidados especiais na higiene da pele e na sua hidratação, na seleção da roupa e na escolha de actividades lúdicas ou profissionais.
Adaptação livre da informação disponível na página de internet da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.
Pode obter mais informações sobre as doenças de pele no adulto e na criança na nossa consulta de Dermatologia:
Dermatologista
Clínica Crescendo
Contacte-nos em https://clinicacrescendo.com