As crianças e os media

As crianças e os media

As crianças e os media

As crianças e os media (TV, tablets, computadores, telemóveis, e afins…)

Se acha graça ao facto do seu bebé se interessar por ecrãs então deve ler este artigo.

​​​Os meios de comunicação em todas as formas, incluindo TV, computadores e smartphones podem afetar a forma como as crianças se sentem, aprendem, pensam e se comportam. No entanto, os pais ainda são a influência mais importante. Muitos deles ainda não estão sensibilizados para a promoção de hábitos saudáveis no que diz respeito às tecnologias.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) encoraja os pais a ajudarem os seus filhos a desenvolver hábitos saudáveis ​​de uso dos media no inicio da vida.

Esta academia recomenda:

– Para crianças com idade inferior a 2 anos

As crianças com menos de dois anos aprendem e interessam-se pelo mundo físico que os rodeia. Aprendem melhor ao interagir ou brincar com os pais/cuidadores ou com outras crianças. Elas não conseguem processar com rapidez o que veem nos ecrãs e como isso se relaciona com o mundo à volta.O uso dos media deve ser muito limitado (usado apenas pontualmente) e só quando um adulto está presente para co-visualizar, conversar e ensinar. Por exemplo, no decurso de uma videochamada com a família juntamente com os pais.

 – Para crianças 18-24 meses (caso os pais queiram introduzir os media)

As crianças com idade 18-24 meses podem aprender usando programas de elevada qualidade educacional se os pais assistirem com eles e brincarem ou repetirem as lições retiradas desse programa. Evite o uso dos media pela criança sozinha.

 – Para crianças entre os 2-5 anos de idade

Aos 2 anos as crianças já conseguem perceber as palavras usadas em video-chamadas e participarem nelas, juntamente com os seus pais. Entre os 3-5 anos já tem maturidade cerebral suficiente para assistirem a programas educacionais (por exemplo Rua Sesamo) que poderão ajudar as crianças no desenvolvimento das suas capacidades de interação social e linguagem. Restrinja o uso de ecrãs a não mais que 1 hora por dia. Procure outras atividades mais saudáveis para o corpo e mente das crianças. Escolha media interativa, não violenta, educacional e pro-social. Sempre que possível assista aos programas ou jogue juntamente com a criança.

  Porque se deve restringir o uso dos media?

O uso excessivo pode colocar a criança em risco de:

Não dormir o suficiente – Jovens e crianças com mais exposição aos media ou que têm uma TV, computador ou dispositivo móvel no quarto dormem menos e adormecem mais tarde à noite. Os bebés podem ser sobre estimulados pelos ecrãs e podem perder o sono necessário ao seu crescimento.

Atrasos na aprendizagem e interacção social– As crianças que veem muita televisão na infância e nos anos pré-escolares podem evidenciar atrasos nas competências  de atenção, pensamento, linguagem e social. Uma das explicações para esses atrasos pode ser uma menor interacçao com os pais e a família. Os pais que mantêm a TV ligada ou se focam muito no telemóvel ou computador perdem oportunidades preciosas para interagir com seus filhos e ajudá-los a aprender.

– Obesidade – O uso excessivo de media durante os anos pré-escolares está relacionado ao aumento de peso e ao risco de obesidade infantil. A publicidade alimentar e lanches enquanto assistem aos programas de televisão podem promover a obesidade. Além disso, as crianças muito expostas aos media terão menos propensão a serem ativas. 

– Problemas de comportamento – Os conteúdos violentos nos ecrãs podem contribuir para problemas de comportamento em crianças, seja porque eles estão assustados e confusos com o que veem ou porque tentam imitar personagens.

Outras dicas importantes:

– Não sinta pressa em introduzir as tecnologias. Geralmente os interfaces são muito intuitivos e as crianças aprendem depressa a usá-los.

– Vigie os acessos das crianças. Veja quais as aplicações que a criança use ou os downloads que faz. Teste as aplicações antes da criança as usar, joguem juntos e pergunte-lhe o que ela acha da aplicação.

– Desligue a TV ou outros aparelhos quando não os está a usar. O ruido de fundo pode perturbar a interacção pais-filhos, muito importante para aquisição da linguagem e interacção social/emocional.

– Tenha alguns períodos livres de ecrãs. É desaconselhado o uso de ecrãs no quarto, às refeições ou durante as brincadeiras. Desligue o som ou coloque em modo não incomodar durante estes períodos.

– Evite a exposição a ecrãs 1 hora antes de dormir e retire os aparelhos do quarto antes de dormir.

– Evite o uso dos media como a “única maneira de acalmar a criança” . Esta técnica pode levar a problemas relacionados com o auto-controlo e na gestão das emoções pela criança. Deve ser reservada apenas para situações muito pontuais (por exemplo durante um procedimento médico ou durante uma viagem de avião).

– Estabeleça regras para o uso dos media para toda a família. Lembre-se que o exemplo vem dos pais.

 

Laura Martins

Pediatra

Clínica Crescendo

Contacte-nos em https://clinicacrescendo.com