A alimentação durante a gravidez

A alimentação durante a gravidez

Alimentação durante a gravidez

Vera Costa Nutricionista Clínica Crescendo

ALIMENTAÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ

A alimentação durante a gravidez assume um papel muito importante no desenvolvimento do feto e na programação da saúde do lactente, na redução do risco de complicações e na promoção de uma gravidez saudável.

Durante a gravidez, as necessidades nutricionais estão aumentadas, o que não significa “comer por dois”. Torna-se importante fazer pequenas refeições, várias vezes ao longo do dia, evitando períodos de jejum alongados e seguir as orientações de base da Roda dos Alimentos, colocando em prática uma alimentação variada e equilibrada, sem esquecer a importância de uma adequada hidratação.

De referir que embora possam ser fornecidas algumas recomendações alimentares gerais, deverão sempre ser consideradas as diferenças individuais da mulher grávida (peso, altura, intolerâncias e/ou alergias alimentares, presença de patologias como por exemplo a Diabetes, presença de sintomas decorrentes das alterações fisiológicas na gravidez,…).

Ao longo da gravidez, também o aumento de peso deve ir sendo monitorizado, de modo a que não seja demasiado reduzido ou elevado, com vista a reduzir o risco de complicações para a grávida e para o feto.

Para além do equilíbrio nas escolhas alimentares, também a segurança alimentar assume um papel determinante durante esta fase do ciclo de vida, uma vez que existe uma maior susceptibilidade a microrganismos.

Cuidados a ter

É de extrema importância uma adequada higiene pessoal e de todos os utensílios e superfícies na preparação dos alimentos; garantir que os alimentos não apresentam deterioração das suas características organoléticas (cor, cheiro, sabor, textura), nem alterações no seu estado de conservação; assegurar a sua adequada higienização e confecção; a separação dos produtos crus dos prontos a consumir; assim como evitar o consumo de leite e derivados não pasteurizados.

Desta forma, o equilíbrio nas escolhas alimentares, tal como a prática de uma alimentação segura são fundamentais para promover um adequado crescimento e desenvolvimento do feto, assim como para a redução do risco de complicações durante a gravidez e na promoção de uma gravidez saudável.

 

Vera Costa

Nutricionista

Clínica Crescendo

Contacte-nos em https://clinicacrescendo.com